Pesquisar na página:
Fóruns estaduais:
Menu principal
Página inicial
Sobre o FBES
Farejadores
Agenda
Notícias do FBES
Notícias de outras fontes
Boletins do FBES
Cirandas - comunidade da ES!
Biblioteca do FBES
Links relacionados
Galeria de fotos
Banners
Estatísticas conteúdo site
Entre em contato
Boletim
Se você deseja receber o boletim quinzenal do FBES, digite seu e-mail abaixo:
 Não quero formatação
e_solidaria
Visitantes
Localização dos visitantes da nossa página
Ministério da Agricultura pode não distribuir cartilha sobre agroecologia PDF  | Imprimir |  E-mail
28 de julho de 2009

Fonte: Enviado por Fernanda Seibel ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo )

Cartilha disponível no site do FBES

Uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida. A cartilha "O Olho do Consumidor", que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do "Selo do SISORG" (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.

O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição.

A proibição se deu por conta do item 5 da página 7, onde se lê: "O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies".

Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, cabe distribuir eletronicamente a cartilha. Se você concorda com esta idéia, continue a distribuição para seus amigos e conhecidos.

Cartilha disponível no site do FBES em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=1070

Resposta corporativa da Monsanto:

Recebemos, no dia 30 de julho, uma mensagem de Heloísa Moraes ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), da empresa CDI - Comunicação Corporativa, em nome da Monsanto, em que afirma que "Por conta dos recentes boatos que têm circulado na internet, sobre uma possível ação judicial da Monsanto contra campanha educativa coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, a Monsanto esclarece que eles não procedem e que desconhece a origem dessa informação. A empresa reafirma o respeito pela liberdade de opinião, expressão e escolha do mercado, instituições e empresas pela utilização de culturas convencionais, geneticamente modificadas ou orgânicas. A Monsanto se orgulha de ser líder em biotecnologia agrícola e acredita profundamente nos benefícios das culturas geneticamente modificadas, que têm potencial para ajudar a aumentar a produção de alimentos, com menos recursos naturais e, ainda, melhorar a vida de agricultores em todo o mundo. ".

Portanto, o que podemos afirmar com maior segurança é que há algum processo que está impedindo a Cartilha de ser distribuída pelo Ministério da Agricultura, impedimento esse certamente ligado a interesses de grandes empresas ligadas ao agro-negócio e aos transgênicos.

Última Atualização ( 30 de julho de 2009 )
 

Design e programação: Daniel Tygel (a inspiração dos estilos veio de Dolmenhir e Zeldman)
Gerenciamento de conteúdos: Joomla (software livre)