Fonte: www.adital.com.br

Mais experiências estão surgindo a partir do Banco Palmas, criado em 1998, em Fortaleza, no estado do Ceará. Dessa vez, são os municípios de Parnaíba e Cajueiro da Praia, no litoral do estado do Piauí, que implantarão seus bancos comunitários aos moldes do exemplo cearense. A iniciativa vai marcar a implantação do primeiro banco comunitário do Piauí.

Na última quinta-feira (15) um grande evento marcou o dia de votação para a escolha do nome do banco que será instalado no bairro São Vicente de Paula, no município de Parnaíba. Entre nove nomes sugeridos, a população optou por “Semear”. Já o nome do banco de Cajueiro da Praia será decidido numa votação que acontecerá no dia 14 de dezembro, no mesmo município.

A previsão é de que, em janeiro de 2008, os bancos já estejam em funcionamento. Por enquanto, Aliança Mandu, projeto que atua no combate à pobreza através de ações que contemplam as juventudes das cidades do litoral piauiense, e a Associação dos Moradores do São Vicente de Paula estão em fase de discussão e definição do projeto. Há meses a ação vem sendo discutida com moradores e lideranças comunitárias da região.

O objetivo do banco é oferecer serviços financeiros solidários (microcrédito), disponibilizando recursos para a formação de pequenos empreendimentos que impulsionarão a riqueza gerada dentro da comunidade. De acordo com a coordenadora de Trabalho e Renda da Aliança Mandu, Ana Cristina Marinho, a intenção é consolidar a economia solidária que já existe no bairro São Vicente de Paula.

Ela diz que muitos empreendimentos da região já trabalham com este tipo de economia e o banco vem impulsionar essas unidades produtivas e criar oportunidades de trabalho para outr@s produtor@s. Além disso, com a criação do banco, a idéia é fazer com que o dinheiro e a moeda social da instituição (ainda sem nome definido) circulem dentro da própria comunidade, gerando mais renda e emprego e aumentando o acesso a bens de consumo da população de baixa renda.

A inspiração do projeto veio da experiência bem sucedida da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, em Fortaleza, responsável pela implantação do Banco Palmas. Técnicos do Banco Palmas darão cursos de capacitação e farão o monitoramento do banco piauiense durante dois anos.

Além do Banco Palmas, o Semear conta com a ajuda de três estudantes da faculdade de Economia da Universidade Federal do Piauí, um deles morador do bairro. Os jovens serão os responsáveis pela gerência do banco, juntamente com o conselho de moradores, que hoje participam das discussões junto a Associação e a Aliança Mandu.

No dia 20 de novembro, as instituições de apoio iniciarão uma pesquisa de produção e consumo dentro do bairro São Vicente de Paula para, a partir daí, verificar as necessidades da população local e definir as linhas de crédito do banco. A instituição piauiense fará parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que conta atualmente com 13 bancos situados em vários estados brasileiros.